O gerente da Gerência Geral de Fiscalização de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGFIS), Tiago Rauber informou, em reunião no Sindusfarma no dia 09/12/14, que para o 1º semestre de 2015 está prevista a informatização do processo através do National Drug Control System (NDS), sistema desenvolvido pela Organização das Nações Unidas.
O sistema promoverá agilidade na petição e análise eletrônica de autorizações de importação, exportação e a consolidação automatizada das estatísticas.
Presente ao encontro, a coordenadora da Coordenação de Produtos Controlados, Renata Morais de Souza, apresentou as principais atividades da Coordenação e sua interface com os agentes do setor regulado e com os órgãos internacionais de controle de substâncias psicotrópicas e entorpecentes. Na oportunidade, Renata orientou quanto a solicitação de cota e cota suplementar e apresentou os erros mais comuns cometidos em relação a Autorização de Importação. Os principais projetos para a CPCON em 2015 são: publicação das consultas públicas de revisão da portaria 344/98 e da RDC nº 197/2004; regulação do uso de produtos à base de canabidiol e piloto do Sistema Nacional de Controle de Receituários.
Também presente ao encontro, Elisa Boccia chefe do Posto PVPAF-Guarulhos, contribuiu com comentários sobre o atraso na liberação de produtos importados e a realização de força tarefa para a diminuição do passivo existente.
Fonte: Sindusfarma