A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA realizou, no dia 30/10,, na sede da Famurs, em Porto Alegre, a primeira oficina de diagnóstico do Zoneamento Ecológico Econômico – ZEE do Rio Grande do Sul. O encontro era destinado para integrantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) e contou com a participação de cerca de 60 pessoas.
Durante a atividade, foram apresentados os resultados obtidos nas etapas iniciais do projeto. Segundo o coordenador do ZEE, Nelson Neto de Freitas, a oficina de diagnóstico é uma oportunidade de expor à sociedade a importância do ZEE e fazer eventuais ajustes no trabalho, caso necessário. “O objetivo é fazer com que essa plataforma de livre acesso à população seja útil para todas as pessoas”, ressaltou o coordenador. Entre os meses de novembro e dezembro, serão realizadas outras 10 oficinas nos municípios de Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Alegrete, Santa Maria, Santa Rosa, Passo Fundo, Bagé, Pelotas, Osório e Porto Alegre.
Na fase de pré-diagnóstico do ZEE, a Sema realizou 17 oficinas em diferentes regiões do Estado, que reuniram quase duas mil pessoas. O ZEE será uma ferramenta de suporte ao planejamento e ordenamento territorial, na qual o Estado, a sociedade e os empreendedores terão como conhecer previamente as peculiaridades, vulnerabilidades e potencialidades de cada local ou região. “A ideia do ZEE não é criar impedimentos, mas consolidar um instrumento que possa, entre outras coisas, orientar as ações do governo e da sociedade”, destacou Freitas.
Maiores informações e datas das oficinas nos demais municípios: www.zee.rs.gov.br