A Diretoria Colegiada – Dicol votou e aprovou por unanimidade a redistribuição de diretorias da ANVISA.
A redistribuição foi oficializada por meio da publicação da RDC 457, de 21 de dezembro de 2020, no Diário Oficial da União (D.O.U.).
I. Primeira Diretoria – Dire 1: Diretor-presidente
Antonio Barra Torres: contra-almirante da Marinha, é formado em medicina pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Fez residência em cirurgia vascular no Hospital Naval Marcílio Dias. Está na presidência da Anvisa desde novembro do ano passado, com mandato até dezembro de 2024.
II. Segunda Diretoria – Dire 2:
Meiruze Sousa Freitas: servidora da Anvisa, atuou como adjunta de diretor, gerente geral de Toxicologia e gerente da área de medicamentos. Está na diretoria desde abril do ano passado.
III. Terceira Diretoria – Dire 3:
Cristiane Rose Jourdan Gomes: também formada pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, a médica trabalhou com gestão no Ministério da Saúde e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Está no cargo desde novembro de 2020.
II. Quarta Diretoria – Dire 4:
Romison Rodrigues Mota: graduado em ciências econômicas pela Universidade Estadual de Goiás, o economista é servidor da Anvisa há 15 anos. É diretor substituto no órgão, com mandato desde abril de 2020.
IV. Quinta Diretoria – Dire 5:
Alex Machado Campos: graduado em direito pela Universidade Católica de Pernambuco. É servidor de carreira da Câmara dos Deputados e assumiu o cargo na Anvisa em novembro de 2020.
As mudanças foram feitas com base na Lei das Agências (Lei 13.848/2019) e na prerrogativa da própria Dicol de efetuar a redistribuição das diretorias, conforme previsto no regimento interno do órgão.
A alteração também está de acordo com o disposto no artigo 10 da Lei 9.986, de 18 de julho de 2000, que prevê: “Durante o período de vacância que anteceder a nomeação de novo titular do Conselho Diretor ou da Diretoria Colegiada, exercerá o cargo vago um integrante da lista de substituição”.