Agência é a primeira autoridade reguladora a incluir nova indicação terapêutica para o medicamento Keytruda (pembrolizumabe) para o tratamento de câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP).
Foi publicada, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11/6), a aprovação de uma nova indicação para o produto Keytruda (pembrolizumabe). O medicamento passou a ser aprovado em terapias em combinação com quimioterapia a base de platina e pemetrexede para o tratamento de primeira linha em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP), não escamoso e metastático independente da expressão do PD-L1 nas células tumorais.
A Anvisa foi a primeira autoridade reguladora a aprovar tal indicação com base nos resultados disponíveis do estudo de fase 3 (Keynote-189).
O Keytruda (pembrolizumabe) é um anticorpo monoclonal humanizado contra PD-1 que bloqueia a interação entre PD-1 e seus ligantes PD-L1 e PD-1-2. Esse bloqueio aumenta a atividade funcional dos linfócitos-alvo para facilitar a atividade antitumoral mediada pelo sistema imunológico.
Inicialmente, a medicação já era indicada no tratamento de melanoma, carcinoma urotelial e câncer gástrico.
Para acessar a publicação, clique aqui.
Fonte: Anvisa, Publicado: 12/06/2018.