A meta é capacitar cerca de 80 técnicos responsáveis pelas atividades de inspeção em serviços de hemoterapia de 17 estados, das cinco regiões brasileiras.
O Curso Básico de Capacitação de Agentes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) para Inspeção em Boas Práticas no Ciclo do Sangue, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem como meta capacitar cerca de 80 técnicos responsáveis pelas atividades de inspeção em serviços de hemoterapia de 17 estados. Entre os dias 7 e 11 de agosto, serão capacitados os agentes do Rio Grande do Sul.
A iniciativa é uma parceria entre a Anvisa e as vigilâncias sanitárias locais e conta com a participação de diversos consultores especialistas no tema.
O objetivo é promover o aprimoramento das ações de inspeção, facilitar a descentralização dessas ações, divulgar novos conceitos e regulamentos da área, além de estreitar o relacionamento entre a Anvisa e as vigilâncias estaduais e municipais, fortalecendo a competência da Agência como coordenadora do SNVS.
São abordados no curso os principais aspectos sanitários constantes na RDC n° 34, de 11 de junho de 2014, que dispõe sobre as Boas Práticas do Ciclo do Sangue. Também serão tratados os critérios que representam pontos críticos de controle do processo, elencados no Roteiro de Inspeção em Serviços de Hemoterapia, nos anexos da referida RDC.
Cada etapa do ciclo do sangue é abordada com dois enfoques: o teórico, para propiciar uma noção básica sobre os temas técnicos envolvidos; e o prático, para discutir os critérios sanitários constantes na legislação vigente.
Força-tarefa para inspeção
Outras ações realizadas pela GSTCO são as inspeções em serviços de hemoterapia, cujo objetivo é apoiar as vigilâncias sanitárias dos estados e municípios no controle sanitário e monitoramento desses serviços.
As últimas inspeções ocorreram nos municípios de Vitória da Conquista, Valença, Alagoinhas e Salvador, junto com a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental – DIVISA-BA. Nessas ações, foram avaliados serviços como Núcleo de Hemoterapia, Unidades de Coleta e Transfusão e o Hemocentro Coordenador do estado, considerados de maior complexidade no âmbito da hemoterapia. A força-tarefa na Bahia foi de 24/7 a 1/8.
A ação faz parte do programa de monitoramento da área para o ano de 2017, o qual ainda abrangerá outros estados considerados prioritários até o final do ano.
A Gerência de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos – GSTCO é responsável pelos processos de regulação sanitária dos produtos e serviços relacionados ao uso terapêutico de sangue, tecidos, células e órgãos humanos.
Fonte: Anvisa, 09/08/2017.