O tema central da II Semana é a “Organização Interfederativa da Vigilância Sanitária no Contexto do Desenvolvimento Social e Econômico do Brasil”.
O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, destacou a importância dos atores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), representados pelos presidentes do Conas, Wilson Alecrim, e Conasems, Antonio Carlos Figueiredo Nardi. Barbano ressaltou que “o Congresso Nacional criou a Anvisa, mas a Anvisa sem os sanitaristas não teria frutos a colher”.
Mostra cultural
A mostra cultural "Vigilância Sanitária e Cidadania", idealizada pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Cecovisa/Ensp/Fiocruz), foi proposta à Anvisa e ao Centro Cultural da Saúde do Ministério da Saúde (CCS/MS) como um espaço de comunicação com a sociedade para o fortalecimento da cidadania.
Seu objetivo é aproximar a Vigilância Sanitária (VISA) da população, proporcionando condições políticas, sociais e culturais favoráveis à disseminação da informação, segundo o pressuposto ético de defesa e proteção da vida e da promoção da saúde.
De forma lúdica, por meio de humor e interatividade, o intuito é mostrar o quanto a vigilância sanitária está presente no cotidiano das pessoas – nos produtos que consomem, nos serviços que frequentam e no ambiente em que vivem – e o quanto sua falta pode resultar em problemas de saúde ou em eventos geralmente dolorosos.
Fonte: Anvisa.